Knödldrahner/pt

Aus Dancilla Wiki
Zur Navigation springenZur Suche springen

Também pode ser encontrado com a denominação de Knödeldrahner ou Mazurka aus Montan (Bozner Unterland, Südtirol)

A figura de dança parece ter sido adaptada da primeira e quarta figura da Mazurka aus Podlasie (Região da fronteira da Bielorússia). Esta dança chamou a atenção em um seminário da danças realizado no castelo Burg Gemen / Münsterland sob a coordenação de Aggie van der Aalsvoort em março de 2000. A programação deste curso pode ser consultada aqui. Pela difusão através do cultivo das danças, esta hoje é conhecida em toda a Alemanha até a fronteira com a Dinamarca e provavelmente além dela ainda. É a mais conhecida dança folclórica do sul do Tirol.

Posição inicial

Pares em círculo, lado a lado, em sentido de dança, rapazes dentro, moças fora, posição cruzada na frente.

Descrição da dança

Compasso 1-4: 12 Passos levemente corridos em sentido de dança, ritmo ternário, sendo que a primeira batida do compasso é acentuada por uma pequena flexão do joelho. Ao final giro por dentro executando meia-volta.

Compasso 5-8: 12 Passos conforme anteriormente, em sentido de dança, se deslocando de costas. Ao final giro por dentro executando meia-volta.

Compasso 9-10: 6 Passo da mesma forma, o par gira em sentido horário ao redor do eixo comum - o rapaz vai para frente e a moça de costas. Ao final giro por dentro executando meia-volta.

Compasso 11-12: Conforme compasso 9-10 em sentido anti-horário, o rapaz agora de costas de a moça de frente. Ao final giro por dentro cuidando para que a moça fique para fora do círculo.

Compasso 13-14: Soltar as mãos esquerdas, a moça sob as mãos direitas executa dois giros para a direita, sentido horário.

Compasso 15: O rapaz executa um giro sob as mãos direitas pra a esquerda, anti-horário.

Compasso 16: Retorna para a posição inicial com duas batidas de pé do rapaz - direita-esquerda.

Fonte

MP3

Partituras

CD

Video

Zu Fernsehehren ist er auch schon gekommen, wie hier im "Klingenden Österreich"

Bei Massenveranstaltungen wie hier in der Wiener Hofburg kam man mit der Kreisformation nicht weit, stattdessen wurde hier eine Blockaufstellung gewählt.

Und hier eine Version für Kinder, nach einer Eingangszeile im Kreis Auflösen in Paare und die eigentliche Figur. Sieht aus wie in Mexiko oder Südamerika, aber die Sauberkeit der Hausfassaden verrät den wahren Standort der Aufnahme, die Luxemburger Unterstadt Kindermusikschule].

<video type="myvideo" id="1235086" width="240" height="180" desc="" frame="false" position="center" size="full" allowfullscreen="true"/> <video type="myvideo" id="1235048" width="240" height="180" desc="" frame="false" position="center" size="full" allowfullscreen="true"/>

Em outros idiomas