Marienfrieder/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu:Navigation, Suche

Marienfriedner

Lausitz, Brandenburg. Esta dança surgiu após a primeira guerra mundial em Lausitz. Uma descrição pode ser encontrada no livro „Die Tanzkette“ de 1952, página 79. A coreografia é de Günter Bernert, melodia e arranjo para piano de Emmi Swiersy. Durante o Movimento Jovem esta dança também veio para a Baviera onde é muito dançada.

Posição inicial

Em pares no círculo, posição convencional de dança levemente aberta em sentido de dança. Pode também ser usada a posição de condução (lado a lado, mãos de dentro unidas na altura do peito, mão da moça sobre a mão do rapaz).

Descrição da dança

Figura 1: Caminhada e balanço

Compasso 1-4: O par caminha com 4 passos, iniciando com o pé de fora, em sentido de dança e ao final do compasso 4 se volta frente a frente. Tomar posição de dança convencional se for o caso.

Compasso 5-6: 2 Passos laterais em sentido de dança.

Compasso 7-8: Sem soltar a posição de dança, segue um giro do par em sentido horário, no eixo do par, sendo que a maior parte do giro para o rapaz acontece no pé direito e para a moça no pé esquerdo.

Compasso 9-16: Repetição da figura 1 – compasso 1-8

Figura 2: Condução da moça e valsa

Compasso 1-2: O rapaz levanta seu braço esquerdo para que a moça possa com um giro sentido horário sob o braços chegar para o centro do círculo em posição de braço estendido. O rapaz faz seus passo um pouco para fora do círculo.

Compasso 3-4: A moça volta para o próximo do rapaz com dois passos ternários. O rapaz executa os passos quase que no lugar. Em seguida posição convencional de dança.

Compasso 5-8: Valsa rodada

Compasso 9-16: Repetição da figura Figura 2 (Compassos 1-8)

Figura 3: Balanço e Valsa

Compasso 1-2: Posição convencional de dança, levemente aberta. Juntos um passo de balanço em sentido de dança e contra o sentido de dança, iniciando com os pés de fora. Os pés livres elevar levemente.

Compasso 3-4: Sem alterar a posição de dança, seguem dois passos do par simulando a passagem por sobre um obstáculo.

Compasso 5-8: Valsa rodada em posição convencional de dança

Compasso 9-16: Repetição da figura 3 – Compasso 1-8

A dança reinicia com a caminhada em sentido de dança.

Observações

A melodia do Marienfrieder tem direitos autorais. Tem sua origem de Emmi Swiersy do Lausitz. Em apresentações públicas se faz necessário o pagamento de AKM-Gema. Ver Volksmusik und Urheberrecht.

A coreografia é de Günter Bernert.

Fontes

  • Günter Bernert, "Auftakt", Heft für gesellige Tänze, Altenberg (Bez.Köln): Selbstverlag des Autors, Januar 1936, (Erstveröffentlichung).
  • Anna Helms-Blasche, Otto Ilmbrecht, Heinrich Diekelmann, Die Tanzkette, Frankfurt am Main: Friedrich Hofmeister, 1952, Nr.79.
  • "Steirisch Tanzen", Volkstanzmappe Fritz Frank, Arge Volkstanz Steiermark 2008
  • Sveja também descrição em Volkstanzkreis Freising
  • Retirado de Volksmusik und Volkstanz im Alpenland

Partituras

CD / DVD

Video

Em outros idiomas