Einfacher Dreher/pt

Aus Dancilla Wiki
Wechseln zu:Navigation, Suche

Einfacher Dreher. Em dialeto Oanlatza Drahra. Também denominada de Masolka aus dem Tiroler Unterinntal.

Posição inicial

No círculo, lado a lado, ombros esquerdos unidos, rapaz voltado para fora, moça para dentro. Braços esquerdos estendidos seguram a direita do parceiro nas costas.

Descrição da dança

Entrada

Compasso 1-8: Giro do par em sentido horário, no final voltar a posição inicial – rapaz olhando para fora.

Giro

Compasso 1-2: O rapaz solta a mão direita, simultaneamente impulsiona com sua esquerda a moça para um giro. A moça gira sob a esquerda do rapaz 1 ½ giro sentido horário no lugar. O rapaz simultaneamente caminha um semi círculo sentido anti-horário contornando a moça, de forma que com 6 passos venha a olhar para o centro do círculo. Sua direita ele coloca nas costas para a posição cruzada.

Compasso 3-4: A moça toma com sua esquerda a direita do rapaz nas suas costas, impulsiona para o giro e solta sua esquerda. O rapaz gira sob a direita da moça 1 ½ giro sentido horário no lugar. A moça simultaneamente caminha um semi círculo sentido anti-horário contornando o rapaz de forma que com 6 passos venha a olhar para o centro do círculo. Sua direita ela coloca nas costas para a posição cruzada para que o rapaz a possa segurar em seguida.

Este movimento de giro e contornar – compasso 1-4 – se repetem a cada 4 compassos.

Observações

Cada parceiro, quando contornar, deve necessariamente se deslocar somente até a linha imaginária do círculo, nunca além dela para o centro.

Sobre a dança

Esta dança foi registrada por Karl Horak em 1933 e 1934 no Tirol do Norte, região de Brixlegg e St. Ulrich am Pillersee. Aparentemente é um resquício das danças de figuras de braços conhecidas da região de Salzburg como Wickler (enrolar) e do Tirol como Masolka. De acordo com Karl Horak está pela forma de desenvolvimento na onda da Mazurka, que neste contexto influenciou as danças folclóricas no século XX de muitos povos. Na forma aqui apresentada tanto na melodia como no movimento, representa uma típica dança dos alpes no estilo de Ländler. A denominação no dialeto de „Oanlatza Drahra“ (giro simples) se dá pelo fato de que nesta região se tem também um „Doubla Drahra“ (giro duplo). Herbert Lager - 1969

Fonte

Partitura

CD / DVD

MP3

Danças básicas

Esta dança faz parte do repertório de danças básicas austríacas.

Videos

Lehrvideo mit Ansage durch Franz Pittrich

Ver também

Em outros idiomas