Da Aufgedrahte/pt
Dança de Kärnten – Áustria. Esta dança foi criada por coordenadores participantes da Volkstanzwoche Ehrental em 2009. Neste curso sempre acontece uma oficina com a proposta de se criar uma nova dança com elementos e figuras que harmonizem com a tradição folclórica. Da Aufgedrahta tem seu nome em função dos giros. Na sua criação alguns integrantes experimentaram dançar figuras de Fox na música folclórica e dali surgiram as ideias para a coreografia.
Posição inicial
Posição convencional de dança, levemente aberta em sentido de dança.
Descrição da dança
Parte I
Compasso 1-2: Com os pés de fora, 2 passos trocados em sentido de dança
Compasso 3-4: Soltar a posição de dança, mão esquerda do rapaz com direita da moça unida. O rapaz conduz a moça sob os braços unidos com 4 passos ternários em 2 giros para a direita, sendo que ele a segue em 4 passos caminhados.
Compasso 5-6: Conforme compasso 1-2
Compasso 7-8: Em posição convencional de dança, com 4 passos de giro, 2 giros para a direita
Compasso 9.10: Conforme compasso 1-2
Compasso 11-12: Soltar a posição de dança, mão esquerda do rapaz com direita da moça unida. Enquanto o rapaz executa ½ giro para a direita em 4 passos sob os braços unidos pelas mãos, a moça o contorna com 4 passos pela esquerda. Agora os dois estão posicionados contra o sentido de dança, moça para dentro, e voltam para a posição convencional de dança.
Compasso 13-14: Com os pés de fora, 2 passos trocados contra o sentido de dança
Compasso 15-16: Conforme compasso 11-12, no final estão novamente voltados em sentido de dança, moça para fora, posição convencional de dança
Compasso 17-32: Repetição dos 16 compassos iniciais
Parte II
Compasso 1-2: Com os pés de fora, 2 passos trocados em sentido de dança
Compasso 3-4: Soltar a posição de dança, direita do rapaz com esquerda da moça unidas. O rapaz
O rapaz conduz a moça sob os braços unidos com 2 passos trocados em 1 giro para a direita, sendo que ele a segue em 2 passos trocados.
Compasso 5-6: O rapaz gira sob os braços em 2 passos trocados para a esquerda, a moça o segue em 2 passos trocados. No final do compasso 6, posição de dança vienense em sentido de dança.
Compasso 7-8: Com os pés de fora, 2 passos trocados em sentido de dança
Compasso 9-10: O rapaz gira sob a esquerda da moça, ½ giro para a direita e coloca sua esquerda com o braço direito estendido da moça, na nuca. A esquerda da moça com a direita do rapaz permanecem no quadril esquerdo da moça.
Compasso 11-12: Com 2 passos trocados ½ giro no eixo do par
Compasso 13-14: O rapaz passa por trás da moça, costas com costas, para a direita, ficando os ombros esquerdos unidos. O braço direito do rapaz vem para cima enquanto o esquerdo vai para o quadril da moça.
Compasso 15: O rapaz gira a moça pela direita para a posição frente a frente
Compasso 16: O rapaz solta sua direita e gira moça sob a esquerda em 1 giro para a diretia. Em seguida posição convencional de dança.
Compasso 17-32: Repetição dos 16 compassos iniciais
A dança pode ser repetida várias vezes.
Fonte
- Der fröhliche Kreis 2012 1-2, Seite 10-11. Aqui tem um artigo sobre a Volkstanzwoche Ehrental na qual surgiu esta dança e a descrição original.
Partituras
Videos
Dança a Volkstanzgruppe Hermagor
"Da Aufgedrahte" a partir de 5:37, dança a Landjugend Steuerberg